Saturday, January 10, 2015

Portal 2015 ...

Há muitos tipos e espécies de Portais...Entremos...
 
 
 
 
Permitamos que a Voz Interior se manifeste...
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Criemos o Céu na Terra ...
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Que o Fogo da Consciência Divina Purifique, Liberte...Pacifique...Equilibre : )  
 

 
 
..."sabe dentro de si que o que quer descobrir não é catalogável. Comprová-lo cientificamente, essa necessária revelação ao mundo, destrói a própria arte de encontrar algo impossível. Conseguir comprovar um milagre é matar o milagre. Como se pode comprovar como verdadeiro, pelas mecânicas leis da física, algo impossível? ...
 Todos nós sabemos que há coisas impossíveis, incompreensíveis e inexplicáveis - tal como a matéria negra no espaço. Não se sabe o que é, mas está lá.
Há infinitos universos paralelos de uma paisagem cósmica inalcançável à mente humana....não é obrigatório que se consiga explicar uma coisa para que se tenha de admitir que ela exista." Miguel Gullander
 
 
...
 
 
O Morgado (Monte da Luz) é hoje uma propriedade rústica de cerca de 130ha. Durante o século XX sofreu um processo de gradual e progressiva desertificação. Ao corte progressivo das árvores no sentido de libertar espaço e solo para uso agrícola e de pastorícia, seguiram-se anos de monocultura de cereais. Entretanto, a caminhar para o final do século passado a lavaria da mina de Aljustrel ocupou parte significativa da herdade (que anteriormente ocupava uma área de cerca de 230ha).
Mais recentemente e no início do século XXI o pastoreio com ovinos, numa escala não compatível com a regeneração de um solo já empobrecido (com grandes marcas de erosão e consequente perda de matéria orgânica), era a actividade principal.


Fundamentalmente a partir do ano de 2012 o Morgado comprometeu-se com a proteção e regeneração ecológica da paisagem. Os últimos anos têm sido muito férteis em aprendizagem e progressiva valorização do solo, da água e de toda a fauna e flora. O rebanho de ovinos foi reduzido por forma a permitir o início de um pastoreio holístico (que procura ter em conta o espaço como um todo, promovendo acções que façam com que todos os elementos saiam beneficiados e mais fortes, neste caso, principalmente, as ovelhas, o solo e as pessoas que trabalham no monte) e rotativo. Algumas áreas foram vedadas no sentido de permitir a sua regeneração natural e iniciou-se um processo de diversificação de actividades no sentido de caminhar para um futuro em que o espaço agrícola do Morgado seja cada vez mais visto como um habitat Humano de excelência, em harmonia com os ecossistemas naturais (em que realmente se trabalhe com a Natureza).

Valoriza-se a história e a evolução da presença humana no espaço, que nos permitiu chegar a este ponto com uma consciência renovada sobre que acções tomar no sentido de tornar o Morgado num exemplo de valorização da paisagem Natural, pensando nas gerações vindouras. Ao cuidar e enriquecer cada centímetro de Terra (é fundamental que ano após ano se aumente a percentagem de matéria orgânica no solo e assim ir progressivamente aumentando a sua capacidade de reter e albergar água/Vida) estamos a permitir que cada vez mais pessoas possam usufruir do espaço e da qualidade dos seus múltiplos serviços, da qualidade do ar aos alimentos produzidos.

No essencial, o Morgado, é hoje um espaço de aprendizagem, é uma Escola que promove um profundo respeito pela Terra.
 Há um compromisso com a melhoria da qualidade holística e energética do solo, da água, das árvores, dos alimentos, das plantas e dos animais.
Cada elemento do espaço é valorizado integralmente procurando ter em conta as suas múltiplas dimensões.
Ao desenvolver/recuperar a nossa Intuição e Sensibilidade temos uma percepção acerca da qualidade do nosso ambiente, há uma crescente nostalgia pelo sabor e aroma dos alimentos de "antigamente", assim como das linhas e fontes de água às quais recorríamos sem receio de qualquer tipo de poluição e/ou contaminação pela concentração excessiva de algum componente em excesso.
 
No Morgado (Monte da Luz) promove-se um Desenvolvimento Humano Integral numa perspetiva evolutiva e multidimensional de Educação e Saúde Holística.

Eternamente e Integralmente Grato,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home